segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Ciclo de Cine - Buñuel

Esta semana na cinemateca está um ciclo de cinema com filmes de Luis Buñuel. Hoje foi o primeiro dia e passou

 Un chien andalou (Un perro andaluz)



e

Él




Já tinha visto o primeiro há alguns anos, mas confeso que já não me lembrava de tudo e nunca tinha reparado que o olho que é cortado é visivelmente de um animal e não de uma pessoa... Fenomenal! As sessões foram comentadas por Miguel Marías e foi super-interessante, até porque ele estabaleceu paralelismos muitíssimo curiosos entre o filme "Él" e o "Vertigo" do Hitchcock (e realmente reconheci perfeitamente as cenas de que ele falou) e outra ainda mais intrigante na qual eu provavelmente nunca pensaria: entre Manoel de Oliveira e Buñuel! E não é que, analisados os factos, a coisa realemente faz sentido?!

Se puderes, tenta lá ir esta semana. Sexta-feira é o último dia e é sempre às 18h. Mas tens de comprar o bilhete às 17h em ponto quando a bilheteira abrir, ou arriscas-te a ficar sem bilhete que a sala é muito pequenina.

Tenho a certeza que ias gostar muito dos filmes de hoje, especialmente do "Él". A cena que te ponho aqui é do início e é das mais suaves. A seguir o filme torna-se um bocadinho paranóico, mas é mesmo isso e o seu surrealismo apresentado de uma forma bastante clássica (pelo menos no caso específico deste filme) que o torna tão interessante. Isso e o final deixar-nos a pensar que vai tudo recomeçar e talvez de forma ainda pior! Tinhas de ver (e a qualidade do filme na tela também era flagrantemente melhor que este trecho!).

E, como diria o padre, "pues yo opino sobre el amor que este pavo está muy bueno"!

Beijinho!
A.R.

Sem comentários: